O que é um set no poker?

Não é novidade para ninguém que o Poker acabou se tornando um dos jogos de cartas mais jogados de todo o mundo, fazendo parte da rotina de milhares de pessoas de todo o mundo. Sendo assim, as pesquisas sobre o que é um set no poker acabaram crescendo em meio a internet.

Um Set se trata de um termo muito utilizado durante as rodadas de Poker, e por conta disso, acaba tendo uma grande influência sobre os jogadores, trazendo a necessidade de ser entendida, consequentemente, melhorando a experiência dos jogadores no geral.

Felizmente, o termo não apresenta uma complexidade muito grande, e caso você queira entender tudo que diz respeito ao set no poker, nós da Star Poker, recomendamos que você preste muita atenção nas informações a seguir.

O que é um Set no Poker: Entenda tudo

O Set possui uma definição e objetividade bem simples, facilitando o processo de entendimento para os jogadores de Poker. Você com certeza já ouviu falar sobre as Trincas, certo? Que são algumas das combinações intermediárias do Poker.

Elas são formadas por 3 cartas que possuem o mesmo valor, tendo tal similaridade com o set. Entretanto, o Set possui este nome por conta de sua formação, levando em consideração que ele é formado quando você possui 2 cartas iguais na mão (ou seja, um par), e acaba formando a trinca ao conquistar a 3° carta com a mesa, formando a Trinca. Sendo assim, pode-se dizer que o Set é uma trinca, na qual é formada de uma maneira única, como você observou.

Ele é realmente forte?

Um Set não pode ser considerado como a combinação mais forte de todo o Poker, entretanto, seu valor é superior aos pares e pares duplos, as duas combinações que mais são vistas no Poker. Infelizmente, o Set acaba perdendo contra sequências (Straight), Flushes, Full Houses, Quadras, e Straight Flushes.

O que fazer com um Set?

Ao conseguir um set, você conseguiu uma trinca, e esta combinação possui um grande valor por si só no Poker, entretanto, o seu ponto mais forte está nas possibilidades que você ganha ao formar um set.

Um set acaba lhe dando a oportunidade de formar um Full House posteriormente, uma das combinações mais fortes de todo o Poker, que se resume a uma mão com 3 quartas do mesmo valor (trinca) e outras duas cartas distintas do mesmo valor (Par), uma combinação que fará com que você tenha uma maior garantia da vitória daquela rodada.

Uma combinação um pouco mais complicada de ser formada, mas que também se torna uma opção após formar um set, é a famosa Quadra, que se resume a uma mão com 4 cartas do mesmo valor, e uma carta sem relação.

Uma dica que podemos lhe dar, é que você nunca se contente após formar um Set, pois mesmo sendo uma combinação forte, ainda é uma combinação que abre portas para você garantir ainda mais aquela rodada.

Quais combinações são superadas pelo Set?

Como um Set é classificado como uma trinca, pode-se dizer que o seu valor não é tão alto como um Full House ou um Straight, entretanto, mesmo tendo um valor inferior a estas combinações, a Trinca ainda possui um valor bem considerável no Poker, ganhando de distintas mãos.

A primeira combinação que acaba perdendo para o Set, é a mais básica e pequena de todo o Poker, conhecida como High Card, que é utilizada quando os jogadores não conseguem formar nenhuma combinação com as suas cartas. Como o próprio nome entrega, o High Card é a mão que utiliza somente da sua carta de maior valor, sendo uma mão completamente destruída por um Set.

Além do High Card, outra mão que também é muito conhecida no Poker, sendo a opção mais formada dentre as partidas, é o próprio Par, formado por uma mão com 2 cartas do mesmo valor, e outras 3 quartas sem relações.

Ainda existe outra combinação que também possui um valor inferior a um set (trinca), que é o famoso par duplo, ou dois pares, que como o próprio nome entrega, é uma mão que contém 2 pares distintos, além de 1 carta sem qualquer relação com os pares.

Todas estas opções possuem um valor inferior ao set, e caso você forme tal combinação e acaba enfrentando um jogador com alguma destas combinações citadas, pode se considerar vencedor da partida.

E quando dois jogadores possuem um set?

Também é um fato que em algumas ocasiões, dois jogadores da mesma rodada conseguem formar um set, e por conta desta situação, muitos jogadores iniciantes acabam tendo certas dúvidas do que fazer.

Assim como qualquer outra combinação que pode ter um empate, o set também possui um método de desempate único. Como na mesa só existem 4 cartas de um mesmo valor, é completamente impossível ter 2 sets iguais, deixando de lado a necessidade de utilizar um kicker.

Sendo assim, para realizar o desempate de dois jogadores com um set, será necessário observar qual a carta que foi utilizada por estes dois jogadores para fazer o set, e o jogador que tiver formado o set com a carta de maior valor único, sairá vencedor.

Para que você entenda melhor tal exemplo, imagine a seguinte situação: Você formou um set com 3 cartas de número 7, enquanto o seu adversário formou um set com 3 cartas de número 3. Com isso, o seu set possui um valor superior ao de seu adversário, portanto, você é o vencedor da rodada.Com isso, finalmente pode ser afirmado que você já está por dentro de tudo que é necessário para entender o que é um set no poker, como ele é formado, o que fazer com ele, qual o seu valor e dentre outras informações e conceitos. Se deseja testar seus conhecimentos, baixe agora mesmo o Suprema Poker e venha fazer parte do Stars Poker, o maior e melhor clube de poker do mundo!